Questão de momento

Dúvidas, devaneios, pensamentos... tudo que passa pela minha mente e até este momento era guardado só para mim. Agora a questão é pública. Se você é meu amigo, qualquer semelhança com algo que já tenhamos conversado não é mera coincidência.

14.9.06

A rebeldia perdida...

Volto mais uma vez ao tema: a eterna insatisfação do ser humano.

Todos, mas especialmente os jovens, pregam a liberdade, querem tomar as suas próprias decisões, sem pressão, sem cobranças. Um dos exemplos é quando desejamos acordar no dia seguinte sem ter nada programado, fazer o próprio roteiro, ter nossas escolhas, mudar de caminho a qualquer hora...

Mas quando realmente temos a possibilidade de começar algo novo, arriscar, nos sentimos perdidos. Se não, qual seria a razão para a crise que a maioria dos jovens tem depois da formatura? Ou ainda quando somos demitidos de um emprego que não gostávamos e nem pagava tão bem assim?

Começar algo novo, arriscar, nem sempre é fácil. A vida toda temos alguém/algo que nos guia. Primeiro a mamãe que nos manda comer, tomar banho, escovar o dente, dormir... Não dá pra esquecer também dos professores que nos pedem para ficarmos quietos, estudar, fazer um determinado trabalho. Na vida profissional temos também que cumprir determinadas tarefas, sejam delegadas por nossos superiores ou inerentes à nossa função. Podemos também ser guiados por um objetivo, como terminar a universidade, fazer um determinado curso, viajar... Mas e depois?

Nem sempre é fácil, mas as vezes é preciso pensar menos e viver mais. Não devemos deixar de realizar e fazer novos planos, mas também é preciso deixar a vida seguir um pouco por si só. Não saber o que fazer amanhã pode trazer surpresas fantásticas. Acho que está na hora de cada um de nós fazer uso da tal liberdade e imprevisibilidade que nosso instinto mais rebelde sempre buscou...